quinta-feira, 14 de julho de 2016

O que é cetose?

   Como prometido logo no primeiro post, estarei resumindo de maneira simples a pesquisa que realizei em busca de compreender os benefícios da cetose em nosso organismo.A Dieta Cetogênica é rica em gorduras, moderada em proteínas e pobre em carboidratos.
  Na verdade, a dieta cetogênica foi criada para tratar pessoas com  crise de epilepsia e não como intuito de emagrecer. Segundo a pesquisa a cetose no organismo auxilia inclusive no tratamento de câncer. No mesmo documento é enfatizado que o jejum inicial não é importante, ele apenas esgota o indice de glicose e acelera liberação da cetose mas não é imprescindível!  Todos pacientes entraram em cetose e os que fizeram  jejum conseguiram mais rapidamente. Eu optei por fazer.
  Uma maneira didática de aprender sobre a cetose é lembrar do funcionamento da hibernação em ursos. Sabemos que no inverno eles conseguem ficar dias a fio sem alimentação e o que os mantém vivos é exatamente nossa queridinha cetose! O corpo precisa se manter ativo, mas não está recebendo glicose necessária,  então o organismo busca outro tipo de energia, nessa fase aumenta a liberação  dos corpos cetonicos. Toda a gordura armazenada é usada como combustível para sobrevivência, literalmente é queimada nossa maior inimiga, adeus gordura!
  Mas, como todo milagre tem seu sacrifício, para que o corpo entre em cetose temos que reduzir e muito o consumo de carboidratos. Aqui entra a parte mais difícil, todo alimento deve ser  selecionado e calculado com cuidado, o açúcar na fase de liberação da cetose é um crime, inclusive açúcar das frutas! A frutose tira da cetose e se o desejo é emagrecer, evite.
 O corpo leva em torno de dois a três dias para entrar em cetose, a contar do primeiro dia de baixa ingestão de carboidratos. Comer açúcar corta o ciclo e deve-se começar novamente, substitua-o apenas por adoçante à  base de sacarina ou ciclamato de sódio.
  Lembrando que a quantidade máxima de carboidratos diário  para manter a cetose é de 20g entretanto, se você manter até 50g continuará emagrecendo, com uma velocidade reduzida mas em constante emagrecimento!
  Em algumas leituras percebi que de 0 a 50g ainda mantém a cetose, em outras seria até 20g, vou optar por 20g na experiência, posso fazer outra com quantidade maior e depois comparar.         Quando falo 20g de carbo imagino que assusta um pouco mas pensando o cardápio consigo comer o suficiente para me sentir satisfeita! Acredite, uma dieta a base de proteínas e gorduras sustenta muito!

Nany, que loucura comer tanta gordura, e como ficam as calorias??

Essa foi a pergunta de uma colega e posso dizer que a primeira vista tive a mesma dúvida.  Essa dieta NÃO considera as calorias, uma vez que o que vai secar as gordurinhas é a liberação da cetose!
 Outro lado bom desta dieta é que o consumo de calorias pode ser  o mesmo de quando vc come um monte de besteira, a diferença é a ausência do açúcar e que, sem dúvida, estará emagrecendo horrores. No caso de desistir da dieta você vai engordar mesmo mantendo o mesmo  índice calórico, se comer carboidratos.
   Já fiz a DC meses atrás e eliminei 4 kg, perdi o foco da cetose mas não voltei a engordar, comia de tudo mas sempre pensando equilibrar e associar com idas para meu trabalho a pé, cerca de 40 minutos na ida e 45 min na volta.
   Na primeira semana que o corpo está em cetose, não é ideal a prática de exercícios físicos, o corpo está iniciando um novo processo e a fraqueza é inevitável.  Depois o corpo acostuma e vem a mega disposição, e sempre é indicado a prática de exercícios com alimentação saudável, mesmo que seja em casa, subindo escadas, pegando kilos de arroz, usando o Q48, descendo do ônibus dois a tres pontos antes, dançar com os filhos ou amigos... sozinha também rs, enfim, mexa-se.
  Segundo a pesquisa, mesmo que vc não faça exercícios na fase de cetose, você vai emagrecer, no caso é o corpo que trabalha sozinho. Mas gente, não pode ficar em cetose por muito tempo, então criar bons hábitos é  o melhor a se fazer!
 Alguns nutricionistas orientam a no máximo 4 semanas em cetose, outros sugerem ciclos por até 5 meses, então o ideal é você procurar um e ter orientação.
 Na experiência farei 10 dias em cetose, 5 dias apenas com índice baixo de carbo, porém comerei frutas, legumes tudo o mais natural possível e farei o dia do lixo e depois reiniciarei o ciclo. Concluirei a experiência quando alcançar os 55kg. Não sei em quanto tempo, quantos ciclos serão necessários, mas terei foco na meta!
  Essa dieta é prima da Low Carb, pesquisem mais sobre o assunto, vale a pena!
      

No próximo post comentarei sobre o Jejum Intermitente (JI) , o 'Dia do lixo' e os sintomas da cetose- inclua o mau humor nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário